Respirar no momento certo durante os treinos

Respirar no momento certo durante os treinos

Respirar no momento certo durante os treinos, você consegue fazer isso? Pois saiba que respirar no momento certo durante os treinos é fundamental para sua saúde e melhor desempenho durante e depois da prática de atividade física. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o trabalho de respiração é capaz de inclusive proporcionar mais energia para que você realize o seu treino da melhor maneira possível.
Como você pode ver, embora respirar seja uma tarefa aparentemente tão simples e automática, ainda assim é de extrema importância para a prática de exercícios físicos. Então não se esqueça, quando estiver na fase de contração muscular, inspire. E, na volta do movimento, expire. Este trabalho dá mais energia para o treino e, pela contração do abdômen, também ajuda a proteger sua coluna.
Quer saber mais detalhes sobre respirar no momento certo durante os treinos? Então continue com a gente. Nesse post vamos falar tudo sobre como e porque colocar em prática o conselho: “respirar no momento certo durante os treinos”. Você vai ver o quanto esse hábito de respirar no momento certo durante os treinos, pode ser benéfico para você!


Como respirar no momento certo durante os treinos


Ao colocar em prática o hábito de respirar no momento certo durante os treinos, você consegue promover a redução da tensão dos músculos e controlar a ansiedade, além de uma ótima e saudável sensação de relaxamento. Sendo assim, já é comprovado que, a respiração é então, uma excelente aliada para um melhor rendimento dos seus treinos.
Ao respirar no momento certo durante os treinos, você consegue se exercitar com mais concentração, atenção e foco. Além de não  se cansar tanto, nem sentir falta de ar. Ao saber como respirar no momento certo durante os treinos, é importante que você esteja ciente de que existem vários tipos de respiração.


Durante os treinos, como respirar no momento certo?


É possível respirar de duas maneiras: pelo tórax e pelo diafragma, contudo, ao saber como respirar no momento certo durante os treinos, você deve estar por dentro da questão de que, o jeito mais indicado e saudável para respirar durante a prática de exercícios é pelo diafragma.
Se você quer saber como respirar no momento certo, não se esqueça de que a respiração realizada pelo nariz é mais saudável, pois assim, ele chega puro, úmido e quente aos pulmões. Durante a prática de exercícios de força, como musculação, por exemplo, você deve expirar na realização e inspirar no retorno do movimento.


Respirar no momento certo, em treinos diferentes


Embora o conceito básico de respirar no momento certo durante os treinos, já tenha sido apresentado. Você deve saber que existem diferenças na forma de respirar, e que estas vão depender de como são os seus treinos. Por exemplo, diferentemente da musculação, nos treinos aeróbicos, que vão desde a dança até a corrida, não exige que você saiba respirar no momento certo de forma tão específica.
No entanto, é importante que você se esforce para executar os movimentos de inspiração e expiração, conforme a intensidade e o ritmo dos seus exercícios. Ah, e não é errado, pelo contrário, é recomendado que você utilize a boca para ajudar a ter uma maior ventilação no ato de respirar no momento certo durante os treinos.


Como respirar em exercícios para relaxar


Muitas pessoas têm dificuldade de relaxar, e por este motivo recorrem a exercícios específicos para esta finalidade, como a yoga e o pilates, que são práticas de exercícios físicos que estão se tornando cada vez mais populares em nosso meio. Diferente do que muitos pensam, saber respirar no momento certo durante os treinos de yoga e pilates, que são exercícios para relaxar, também é fundamental.
Redes Sociais:   

Você pode gostar