A musculação como recurso antidepressivo
Você sabia que a prática de
musculação como recurso antidepressivo é uma estratégia saudável para lidar com seus problemas, tanto físicos quanto emocionais. É isso mesmo, sem dúvidas, exercícios físicos como de musculação podem ser grandes aliados no combate à depressão!
Como combater a depressão com musculação?
A depressão é um problema de saúde sério, que infelizmente é bastante comum atualmente, devido à rotina turbulenta das pessoas que se submetem ao extremo, a situações estressantes e sob pressão. Em muitos casos, o tratamento da depressão exige o uso de medicamentos e acompanhamento médico rigoroso, mas nem sempre precisa ser assim.
Já é comprovado cientificamente a eficiência da prática de
exercícios físicos como a musculação como recurso antidepressivo, tendo em vista que exercitar o corpo é capaz de amenizar os sintomas depressivos, ou seja, não ajudam somente o corpo físico, mas também a mente.
A musculação, portanto, é muito poderosa para evitar e combater o problema de depressão. Já que esse exercício físico libera endorfina, hormônio este que causa sensação de bem-estar. Isso ajuda a reduzir desequilíbrios químicos do cérebro que causam a depressão. Viu só? Em quadros de depressão leves, o esporte pode sim ser a solução! E, mesmo em quadros mais sérios, pode diminuir a quantidade de medicamento necessário, o que é ótimo para a sua saúde física e mental.
Corpo e mente saudáveis com musculação
A musculação como recurso antidepressivo é capaz de controlar, diminuir e até inclusive extinguir os sintomas depressivos da nossa mente, independente do estado de saúde e
peso das cargas, o importante é praticar este exercício físico. Ou seja, você não precisa ter o porte físico do incrível Hulk para conquistar o benefício de ter uma satisfatória saúde mental.
Outras dicas de
práticas esportivas para o combate à depressão, ansiedade, estresse e baixa estima são a yoga, luta, dança, entre outras atividades físicas. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, já é da natureza do homem a necessidade de exercitar o corpo para conseguir alcançar um equilíbrio psíquico pleno.
Por que praticar musculação como recurso antidepressivo?
A depressão é uma doença que deve ser levada e tratada a sério como qualquer outra, pois esta é capaz de prejudicar nossa vida e também a dos que rodeiam, de várias formas. A depressão é caracterizada por alterações psíquicas e orgânicas, que consequentemente refletem em nosso comportamento.
Sintomas comuns de depressão são: falta de vitalidade, sentimentos de tristeza, falta de confiança em si própria, culpa, pessimismo e descrença. A prática de musculação como recurso antidepressivo é uma forma de vencer este mal de forma saudável e prazerosa, entenda como:
Prática de musculação para curar a depressão
A prática de exercícios físicos como musculação como recurso antidepressivo, quando realizada de forma constante e equilibrada traz inúmeros benefícios tanto para a saúde física, quanto também mental e emocional. Isso porque, além dos benefícios estéticos de se obter um corpo mais bonito, forte e definido, a musculação como recurso antidepressivo também diminui e controla os níveis de ansiedade e estresse, além de melhorar a autoestima, concentração e autoconfiança em si mesmo.
Qual a relação entre saúde física e mental
Como você está por dentro de alguma forma reflete por fora, e vice-versa. Assim, a resposta de qual seja a relação entre saúde física e mental, está em que somos uma unidade, onde o corpo físico não vive totalmente desligado de sua mente, trabalham em conjunto, e por isso, ambos devem ser cuidados.
A prática de musculação como recurso antidepressivo causa a liberação de substâncias no cérebro, sendo estas denominadas endorfinas, que são capazes de nos proporcionar sensação de prazer, tranquilidade e paz. Além disso, não podemos deixar de ressaltar também que a prática de exercícios físicos também contribui para ativar e aumentar a imunidade do organismo.
Você pode gostar