Como manter o hábito de praticar atividade física

Como manter o hábito de praticar atividade física

Como manter o hábito de praticar atividade física com uma rotina tão agitada? Trabalhar, estudar, cuidar da casa, dos filhos, dos bichinhos de estimação… Enfim, é evidente que grande parte da população brasileira possui uma rotina bem agitada o que faz do tempo livre ser bem escasso…

Sendo este tempo muitas vezes utilizado para fazer inúmeras coisas diferentes, que muitas vezes não incluem a prática de atividade física. Afinal, alegamos estar sempre muito cansados e desanimados para tal atividade. Então como manter o hábito de praticar atividade física. Aqui você vai ver que é possível.


Por que praticar atividade física é um hábito


A rotina, seja no âmbito profissional ou familiar, faz com que as tarefas diárias se tornem estressantes e ocupem quase todo o tempo livre da vida das pessoas. Porém se pararmos para pensar, sabemos que somos capazes de dar um jeito nisso, pois poxa vida, temos 24 horas do dia para realizar nossas atividades, e o que muitas vezes falhamos é na hora de administrar o nosso tempo.

Afinal, temos de reconhecer que em muitas situações não é a falta de tempo que nos impede de nos exercitar, mas sim a famosa procrastinação. Não deixe que isso te impeça de praticar e saber como manter o hábito de praticar atividade física, afinal isso colabora para sua melhor qualidade de vida, com mais saúde e bem estar.


Praticar atividade física está incluso na sua rotina?


Não deixe que o mal da procrastinação faça parte da sua vida e se esforce para saber como manter o hábito de praticar atividade física! E para conseguir isso, organize a sua rotina e disponibilize um período para a prática de exercícios, já que isso é muito importante e indispensável, tanto para sua saúde física, como também mental. Com pequenas mudanças nas atividades diárias é possível melhorar nossos hábitos, e consequentemente nossa saúde e bem estar.

Sejam através de práticas e rápidas caminhadas ou corridas, seja por meio de atividades físicas mais elaboradas e até relaxantes como a dança, yoga, funcional ou musculação... Enfim, são inúmeras opções para você escolher e praticar aquela atividade física que melhor se adequa ao seu estilo de vida e te atraia.

E então, que tal começar a aderir hábitos mais saudáveis e que colaboram para a sua melhor qualidade de vida? Ah e não se esqueça de que antes e depois da realização dos exercícios físicos o alongamento é indispensável!


Por que é importante manter o hábito de se exercitar diariamente?


Além de auxiliar na perda e controle de peso, manter o hábito de praticar atividade física constantemente, previne o desenvolvimento de doenças, melhora o humor e ainda auxilia na elevação da autoestima.


Dicas para manter o hábito de praticar atividade física


  • Acredite, você consegue modificar e produzir um hábito unicamente substituindo-o por outro. Logo, a primeira orientação para adicionar a atividade física ao seu cotidiano é analisar a sua rotina e identificar que hábito deve ser mudado por ela. O mais viável é desenvolver o hábito aos poucos e com calma, mas determinação. Afinal, não adianta forçar tudo de uma vez ou você vai terminar desanimando e desistindo! O ideal é ir aderindo a prática de atividade física devagar na sua rotina até o momento que você se condicione e abrace essa ideia como uma boa realidade.
  • Comece substituindo o essencial, para manter o hábito de praticar atividade física: troque o carro ou moto pela bicicleta ou uma boa caminhada para ir trabalhar, estudar ou passear. Suba de degraus em vez de utilizar o elevador… Enfim, estes são passos pequenos, mas que já fazem diferença e melhoram seu condicionamento físico para treinar. 
  • Insira o hábito de praticar atividade física ao mesmo tempo que realiza outras atividades, como por exemplo: você já parou para pensar que se divertir com a família ou com os animais também é um jeito de treinar? Fazer aquela faxina em seu lar ou passear com seu cachorro também é uma boa opção. 
  • Experimente diferentes modalidades de atividade física para manter este hábito, tendo em vista que existem aulas experimentais com várias opções. 
  • Não se esforce demais, pois você não precisa pegar pesado logo no início. Seu corpo precisa de tempo e ritmo para se acostumar e seu condicionamento vai melhorando conforme o tempo. Logo, respeite seus limites! 
  • Não coloque obstáculos, escolha uma atividade que você consegue e gosta de fazer e um lugar perto de você. Se você mesmo colocar empecilhos como intervalo ou limitações no caminho, será mais difícil continuar a rotina. 

Redes Sociais:   

Você pode gostar