Fundição de ferro cinzento

Fundição de ferro cinzento

Você já deve ter ouvido falar sobre a fundição de ferro cinzento, usado na confecção de várias peças, usadas em muitos segmentos da economia. 

Mas, muitas pessoas têm dúvidas frequentes sobre esses dois materiais, principalmente no que diz respeito à sua utilização . 

Por isso, a Unibrás decidiu trazer um resumo sobre a fundição de ferro cinzento, apresentando as principais utilizações destes. 

Afinal, nossos clientes já sabem da qualidade de nossas peças e equipamentos. Mas, muitas vezes não sabem qual a diferença do material utilizado e o porquê dele ter sido utilizado. 

Portanto, vamos esclarecer suas dúvidas sobre a fundição de ferro cinzento, apresentando as características de cada um deles. Vem com a gente! 

Ferro fundido

Antes de falar sobre ferro cinzento, nós da Unibrás queremos deixar bem claro esse conceito para vocês, que se interessam pelo assunto. 

O ferro fundido é aquele que tem uma quantidade de carbono em sua composição, formando uma poderosa liga. 

Além disso, é normal encontrar na composição dessa liga outros minerais, como silício e manganês, que também auxiliam no processo de resistência da peça criada. 

A diferenciação entre ferro fundido cinzento ocorre justamente na formação dessa liga metálica. Mas, esse assunto, vamos abordar a seguir. 

Fica com a gente, para você descobrir tudo sobre a fundição de ferro cinzento. 

Ferro Fundido

O ferro é composto, basicamente, por carbono e silício. O carbono presente na liga se encontra livre na matriz metálica, em forma esferoidal. 

A liga de ferro fundido apresenta grande resistência e ótima ductilidade, o que permite a formação de peças que precisam ser deformadas. 

Por essas características, nós da Unibrás utilizamos o ferro na fundição de peças que precisam de um alto desempenho. 

Ferro cinzento

O ferro cinzento é composto de ferro, carbono e silício, o que garante a uma boa resistência à compressão e ao desgaste. 

A liga de ferro cinzenta é também mais moldável o que possibilita a criação de peças com desenhos mais complexos. 

Por todas essas características, o ferro cinzento é mais comumente utilizado em sistemas de amortecimento ou em sistemas que sofram sistemáticos impactos. 

Outro ponto a se destacar sobre o ferro cinzento é o menor custo, quando comparado ao ferro fundido. 

Por fim, destacamos que o ferro cinzento possui grande resistência a compressão e amortecimento, mas não são ideais para peças que envolvam tração. 

Ficou curioso sobre o uso do ferro cinzento no processo de fundição? Vamos trazer mais algumas aplicações para você, a seguir. 

Aplicações do ferro cinzento 

Todo mundo sabe que a Fundição Unibrás é referência na fundição de peças na cidade de Cláudio-MG e em todo o mercado mineiro. 

Nossas peças são produzidas, sob demanda, em ferro cinzento, para vários segmentos do mercado. 

Mas, muitas pessoas têm dúvida de quais peças são produzidas pela Fundição Unibrás. Outra dúvida é sobre a matéria-prima utilizada (ferro cinzento). 

Por isso, decidimos trazer alguns exemplos da aplicação do ferro cinzento utilizados na Fundição Unibrás. Vamos conferir algumas delas? 

Ferro Cinzento

Como já dissemos anteriormente, a fundição de ferro cinzento possui um menor custo do que  de ferro fundido. 

Por isso, esse tipo de ferro é utilizado para produção de peças com paredes mais finas e complexas. 

Outro ponto interessante da fabricação de ferro cinzento é a facilidade na usinagem dessa liga, o que permite um valor final ainda menor. 

O ferro cinzento é utilizado principalmente na fabricação de motores, caixas de transmissão e amortecedores.

Todas essas peças você pode encontrar na Fundição Unibrás, com o padrão de qualidade e durabilidade garantidos. 

Ferro Fundido

O ferro fundido é muito utilizado na fabricação de peças mais dúcteis, principalmente por sua alta resistência e maleabilidade. 

As características da liga de ferro fundido o tornam um pouco mais caras do que a de ferro cinzento, mas o investimento vale a pena. 

As peças produzidas por essa liga são aquelas que são submetidas a maior pressão durante sua vida útil. 

A principal utilização do ferro fundido é na fundição de cilindros, corpos de válvulas de bombas e engrenagens, entre outras. 

Atendimento personalizado a vários setores

Agora que apresentamos um pouco mais sobre a fundição de ferro cinzento, chegou a hora de conhecer mais sobre a Fundição Unibrás

Nossas peças, fundidas com ferro cinzento, atendem aos setores agrícola, civil, decorativo e mecânico. 

Além disso, produzimos peças sob encomenda para todos esses setores. Basta apresentar sua demanda que faremos o orçamento e enviaremos a vocês as peças. 

O nosso atendimento é para todo Brasil, com preços justos e entregas rápidas. 

Por isso, se você procura por uma fundição que trabalhe com excelência e qualidade, com ferro cinzento, você está no lugar certo. Venha conhecer as peças da Fundição Unibrás! 


Redes Sociais:   

Você pode gostar