Unibrás - Indústria de Ferro Fundido

Unibrás - Indústria de Ferro Fundido

A Importância da Fundição de Ferro Nos Dias de Hoje

Fundição é um processo de fabricação industrial que pode ser considerado um dos mais importantes da modernidade. A produção na indústria de ferro fundido consiste na fabricação de peças, ferramentas e equipamentos, no qual é usado um molde que é preenchido com o metal em forma líquida. Isso faz com que o processo traga uma perfeição natural à peça, em termos de formato, medidas, peso e outras características, sem que seja necessário um processo manual de confecção.

Esse processo, que foi desenvolvido e é aprimorado pela indústria de ferro fundido por milhares de anos, é o mais versátil e eficaz na confecção de itens metálicos. Nele é possível fazer desde peças minúsculas com menos de um quilo, até peças gigantescas, com vinte, trinta ou até mais quilos. Tudo isso com muita variedade de tamanho, formatos e materiais. 

Por isso, esse método de fabricação é buscado por empresas de todos os nichos, para que possam contar com uma solução rápida, de qualidade e que seja confiável. Essa é a melhor alternativa para a demanda de ferro fundido no mercado, mas para isso, não basta apenas solicitar as peças em qualquer fundição. Uma coisa é simplesmente fundir uma peça, outra é fazê-la com materiais de primeira e um processo tecnológico capaz de criar peças com precisão milimétrica e resistência invejável. Pensando nisso, quando buscar o seu fornecedor, busque uma empresa que seja referência no ramo da indústria de ferro fundido. 

A Fundição Unibrás é uma dessas empresas. Somos uma fábrica que se tornou referência absoluta no estado quando o assunto é a fundição de ferro cinzento e nodular. Temos um ótimo atendimento personalizado e diversos serviços sob encomenda, para trazer a sua solução de maneira perfeita, com a qualidade e rapidez que você merece. Por isso te digo, a Unibrás é a solução que você precisa para seu negócio!

A Fundição Através dos Anos

A história da fundição é quase tão antiga quanto a história da humanidade em si e foi, sem sombra de dúvidas, uma das descobertas mais importantes para nossa evolução. Em meados de 4000 A.C a humanidade começou a explorar a manipulação de metais de forma rudimentar. O primeiro metal fundido e moldado pela nossa espécie foi o bronze, um metal maleável feito da liga entre cobre e manganês, que marcou a nossa introdução à metalurgia como conhecemos hoje. 

Nesse tempo, o metal era fundido em fornos rudimentares e era usado para forjar ferramentas, armas, escudos e todo tipo de utensílios. A Era de Bronze foi uma das mais importantes para o desenvolvimento da nossa espécie, pois com melhores ferramentas, mais resistentes e rígidas, a ascensão tecnológica foi muito mais rápida.

Apesar disso, a indústria de fundição de ferro como conhecemos só começou a ganhar forma por volta de 1200 A.C, quando a humanidade colocou os primeiros passos no que chamamos de Idade do Ferro. Nesse tempo, a metalurgia feita de bronze começou aos poucos a ser substituída por fundições de material ferroso. Isso demorou centenas de anos devido à dificuldade de manipulação e derretimento do ferro com as maneiras ainda rudimentares da época. Isso resultava em um ferro muitas vezes com qualidade ruim, o que incentivou diversas melhorias no setor da fundição. 

Após anos e anos de desenvolvimento finalmente chegamos à um marco da indústria, não só da fundição como ela em geral. A descoberta do ferro gusa e de como alcançar a temperatura ideal para obtê-lo mudou totalmente a qualidade do ferro para sempre e isso impactou não só a indústria da fundição de ferro como também todas as indústrias desde então. 

Como podemos ver, a evolução da fundição é constante e até hoje se descobre coisas novas na área, sejam novas técnicas, processos, materiais ou tecnologias. Por isso é importante uma empresa que se mantenha sempre andando lado a lado com a inovação, assim como a Fundição Unibrás. A nossa empresa preza sempre pelo melhor, desde o atendimento até cada detalhe do processo de fabricação e entrega do produto ao cliente. Isso cria a certeza de que você não terá em mãos só uma peça de ferro comum e sim uma fundição de ferro bem feita e digna de confiança. 

ISO 9001: Sinônimo de Confiança

Na Fundição Unibrás fazemos de tudo para conseguir e manter essa confiança tão arduamente adquirida no mercado, vinda dos clientes para com nossa fundição.

Como símbolo de reconhecimento por essa busca pela qualidade industrial superior, fomos capazes de conseguir a certificação ISO9001. Esse certificado significa que nossa Gestão de Qualidade está totalmente de acordo com princípios que visam, em principal, a perfeição de nossos produtos e a satisfação do cliente ao obtê-los.

Esse selo é o que diferencia uma fundição qualquer de uma indústria de fundição renomada e séria, que realmente se preocupa em entregar o melhor produto. 

Itens Com o Melhor Material do Mercado

A fabricação dos melhores produtos começa no atendimento diferenciado. Uma clareza maior na hora de encomendar as peças, juntamente com o atendimento atencioso e paciente são peças chaves para a qualidade final do produto. Mas o que realmente diferencia nossa indústria de fundição das demais é a qualidade do material que usamos em todas nossas ferramentas, equipamentos e peças. 

Temos à nossa disposição dois tipos de ferro perfeitos para a fundição de peças, tanto delicadas, quanto que possuam a necessidade de maior robustez. O ferro cinzento, de menor preço, possui alta usinabilidade e sua alta fluidez possibilita a confecção de peças com paredes finas e complexas. Esse metal é muito usado para peças ferroviárias, automobilísticas, navais e várias outras. Já o ferro nodular, a outra liga metálica disponível em nossa indústria de fundição, possui uma ductilidade muito superior, uma característica que aproxima esse metal do aço. Ele é bastante usado na fundição de itens que necessitam de uma boa resistência ao impacto e tração.

Onde estamos?

A Fundição Unibrás é uma indústria mineira com mais de 20 anos de mercado. Nossa experiência, inovação e constante entrega de qualidade fez com que nossa empresa conseguisse romper as barreiras de distância no Brasil. Apesar de nossa indústria de fundição ter sua sede na cidade mineira de Cláudio, no centro-oeste de Minas Gerais, nossos produtos podem ser encomendados em todo o país! 

Não perca mais tempo, faça já o seu orçamento! Nós, da Fundição Unibrás, estamos te esperando. 


Redes Sociais:   

Você pode gostar