Ferro e a fundição

Ferro e a fundição

Cláudio Minas Gerais, importante cidade do centro-oeste mineiro. Conhecida por seu grande polo de empresas especializadas em fundidos de ferro. Fundição de ferro em sua matéria prima mais pura e sem nenhum tratamento. A fundição é hoje e vem sendo por anos a fonte dessa cidade.

Contudo a questão sobre fundição, fundição de ferro basicamente ainda é quase desconhecida do grande público e suas aplicações. Ferro é bem mais do que matéria prima, quase se torna orgânica levando em consideração sua finalidade. É sobre pessoas, é sobre o humano.

Uma questão que se faz importante ao levantar a bandeira do ferro: Como se dá a fundição de ferro!? Como a fundição de ferro é considerada!? São questionamentos que a princípio podem parecer desnecessários, entretanto, não se pode ignorar sua relevância.

Afinal, o que se trata a fundição de ferro?

Fundição em sua originalidade é um processo onde matérias metálicas passam por um processo a altas temperaturas e se transforma em uma base para muitos produtos e moldes. Pode parecer algo distante da nossa realidade, lidar com altas temperaturas. Porém é mais próximo do que se pode imaginar. O ferro nessa forma mais incerta é quase uma obra prima.

Dessa base de fundição de ferro surgem moldes e bases para muitos objetos aos quais temos contato em nosso dia a dia. De uma simples bijuteria a alguma pequena peça de um grande meio de transporte. A fundição de ferro é a forma mais barata e simples de se conseguir objetivos na produção de maquinários importantes.

Em uma fundição produz-se não só o ferro em sua forma mais básica, o mesmo passa por algumas etapas. Desde a usinagem, soldagem, e processos mecânicos para que a fundição de ferro possa entregar uma peça de qualidade. Tendo também a meta de alcançar um formato final desejável. Fazendo-se necessário um trabalho de qualidade. Sendo este tratado dentro da fundição, o ferro é combinado a vários processos para um melhor resultado.

Usa-se durante o processo moldes para que o metal fundido possa ser transpassado. Inicialmente esses moldes geralmente de areia e não permanente são a solução. A areia de fundição basicamente não é como a boa e velha companheira praiana, mas sim uma areia sintética que carrega em seus componentes areia, argila e água, tendo uma aparência esverdeada.

Passar por esse molde é uma forma eficiente de armazenagem e também de condicionamento da peça.

Porém a forja do ferro é delicada e pode passar por ajustes, visto que, a fundição de ferro fundido se adequa às necessidades de cada peça. Podendo passar por tratamentos térmicos, já que os artefatos fabricados a partir da fundição de ferro têm menos resistência mecânica. O que significa que os elementos resultados da fundição de ferro  são mais rígidos, o que pode implicar em adaptações para se alcançar itens de melhor qualidade.

Ferro e sua presença no dia - a - dia 

A palavra “Fundição” parece quase um elo perdido. Levando em consideração sua importância na produção de peças das mais variadas estirpes e funcionalidades. A fundição de ferro quase passa despercebida quanto à sua importância.

Produtos gerados na fundição de ferro abrangem bem mais do que os vales e alterosas das Minas Gerias podem suportar. Um item tratado e bem aplicado pode gerar centenas de novas oportunidades.

Ouvir a sentença, fundição de ferro, fica muito vaga quando não se pensa na referência da delicadeza e precisão na aplicação de seus produtos. Fundição é um mais do que uma indústria cada vez mais em ascensão, é a certeza de que a fundição de ferro é uma das áreas que mais crescem no país.

O primeiro pensamento para peças tão atentamente pensadas é a exportação, um mercado cada vez mais em crescimento e que tem bons olhos para esse tipo de ação. O ferro se torna estrela e também complemento para centenas de outros exercícios.

Países usam hoje do ferro e suas implicações como base e matéria prima para seu produto final. O ferro fundido passa em um hall mais impressionante nesse ponto. Um navio por exemplo não passa sem esse metal, tratado em uma fundição e passando por etapas à exaustão para alcançar critérios e diretrizes internacionais até alcançar o produto final.

Sendo o ferro uma opção um pouco mais custosa em se comparando ao ferro fundido, é este mais eficiente que o companheiro de fundição. Ambos possuem características distintas, contudo a fundição de ferro nada mais é do que uma variedade do ferro fundido. Fica quase confuso pensar nisso, mas é bem simples. Ferro é uma variação do ferro fundido. É até comum essa confusão.

Fundição e o comércio de ferro fundido

Apesar de a aparência de uma fundição parecer um pouco grosseira, cabe a ela apresentar a delicadeza que sua matéria prima se torna. O ferro fundido parece quase um objeto distante da nossa realidade.

O interessante disso tudo é pensar que o ferro fundido se encontra cada vez mais presente ao nosso redor. Não é muito difícil encontrar algo produzido a partir de ferro fundido ou ferro fundido. 

A fundição de ferro é um trabalho quase artesanal, é preciso e cuidadosamente elaborado. É uma arte um pouco desconhecida e se pensar bem, quase imperceptível. O que não tira da fundição o ar galante e ao mesmo rude de duas atividades. Um produto gerado do ferro fundido é artesanato em sua forma mais pura e genuína. 

Uma obra produzida a partir da base do ferro fundido traz a fundição um status de engrenagem na grande mecânica que é a produção de peças a partir do ferro fundido. Reforça a importância e a ganância de trazer para a fundição um olhar mais sério e até mesmo curioso. Como um metal inerte se transforma!? 

Simples, ele se transforma sob a pressão de centenas de graus, suor e esforço. Uma gota de suor em uma fundição gera mais do que ferro fundido, gera força e emprego. Gera arte e descoberta. Transforma o ferro fundido em astro quando o material primário se transforma em engrenagem.

Redes Sociais:   

Você pode gostar