A musculação como recurso para melhoria da saúde cardiovascular

A musculação como recurso para melhoria da saúde cardiovascular

Você sabe da eficiência da musculação como recurso para melhoria da saúde cardiovascular? Não? Então chegou a hora de descobrir. Quando você pratica a musculação, especialmente em treinos com muito volume, intensidade e pouco descanso, obriga seu coração a trabalhar de maneira mais pesada.

Além disso, a contração muscular, como você já deve saber, provoca a vasodilatação, que por sua vez, consiste no processo de dilatação dos vasos sanguíneos com o relaxamento dos músculos dos vasos, que está diretamente relacionado com a regulação da temperatura corporal. Tudo isso aumenta consideravelmente o fluxo sanguíneo e diminui a pressão arterial, favorecendo a saúde do sistema cardiovascular e ajudando na prevenção de doenças!



Por que fazer musculação para a saúde do coração


Pessoas que sofrem com doenças como diabetes e obesidade, devem se atentar quanto aos fatores de risco para a saúde do coração, referente ao peso e a quantidade de açúcar no sangue. Com a prática de musculação como recurso para melhoria da saúde cardiovascular, a gordura do corpo é utilizada como fonte de energia a ser gasta durante a realização dos exercícios físicos, diminuindo assim o agravamento de doenças e colaborando para um melhor controle dos níveis de colesterol e triglicérides.

E tem mais, além de definir os músculos e potencializar o seu condicionamento físico, a prática de musculação como recurso para melhoria da saúde cardiovascular também ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar o nível de  colesterol bom (HDL). Ao tratar e se atentar quanto ao peso, previne o acúmulo de gordura no corpo, e com isso, seu coração fica protegido de doenças cardiovasculares.



Benefícios da musculação para saúde cardiovascular


Ao aderir a prática de musculação como recurso para melhoria da saúde cardiovascular, você consegue obter massa muscular e consequentemente conquistar mais força, e com a prática dessa atividade física, o coração sofre menos sobrecarga com os esforços do dia a dia. Práticas de exercícios físicos como musculação são capazes de alterar a produção de enzimas responsáveis por controlar os níveis de colesterol no sangue.

A musculação como recurso para melhoria da saúde cardiovascular, é um dos exercícios que mais proporcionam ganho de massa muscular e força, além de colaborar para uma melhor qualidade de vida. Por estes e outros motivos, a prática de musculação é capaz de reduzir vários riscos de doenças que afetam a saúde do coração, como a hipertensão, o diabetes e a obesidade.



Exercícios para quem tem problema cardiovascular


De acordo com especialistas das áreas da saúde e esporte, não existe um exercício melhor ou pior que o outro, já que o isso depende principalmente de como você o pratica. Mas a melhor opção é sempre optar pela prática daquela atividade física que mais te atrai, com a qual você se identifique e que lhe cause maior prazer.

Está pensando em aderir à prática de musculação como recurso para melhoria da saúde cardiovascular, tendo os seus próprios equipamentos? Aqui na Fundição Unibrás você encontra vários tipos de equipamentos para a prática de musculação como: anilhas, halteres, kettlebells, luvinhas, tijolinhos, bolas de arremesso, dumbells, clubells, entre outros produtos relacionados.

Mas se você não se sente atraído pela prática de musculação como recurso para melhoria da saúde cardiovascular, não tem problema nem desculpa. Pois existem uma infinidade de opções para que você escolha qual tipo de atividade física deseja praticar.

Andar de bicicleta, nadar, caminhar e correr são exemplos de exercícios físicos altamente recomendados para quem tem problema cardiovascular. E ao começar a se exercitar não desista no início por desânimo, dores e dificuldades, pois é com o tempo que o corpo vai se adaptando e se desenvolvendo.


Redes Sociais:   

Você pode gostar