A musculação como recurso para prevenção de Diabetes

A musculação como recurso para prevenção de Diabetes

É comprovado que a musculação como recurso para prevenção de diabetes, junto de outros hábitos que colaboram para se ter um estilo de vida mais saudável, com boa alimentação e prática regular de exercícios, é capaz de ajudar a prevenir e reverter o diabetes do tipo 2.
Isso relaciona-se ao fato de que, quanto mais você trabalha os seus músculos, menos resistente à insulina você se torna. Além disso, com a musculação como recurso para prevenção de diabetes, suas células se tornam capazes de usar a glicose de forma muito mais efetiva!
A musculação como recurso para prevenção de diabetes também ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle, já que durante o exercício a liberação de insulina aumenta, a fim de justamente utilizar a glicose sanguínea. Mas reforçando, isso tudo, claro, acompanhado de uma boa alimentação balanceada, constituída por alimentos saudáveis!


Quem tem diabetes pode fazer musculação?


Muita gente tem dúvidas a respeito de que, quem tem essa doença pode fazer musculação como recurso para prevenção de diabetes. Mas antes de esclarecer esta dúvida, você sabe o que é diabetes? A diabetes é considerada uma doença ou síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da incapacidade da insulina de exercer os seus efeitos adequadamente ou a falta do mesmo no organismo. 
Geralmente quem tem diabetes, ou seja, que possuem uma glicemia com nível superior a 200 mg/dL, o que é considerada como alta, sentem alguns sintomas comuns como: excesso de sede, excesso de urina, fome excessiva, cansaço, apatia, visão embaçada e pele seca.
Mas respondendo a sua pergunta, quem tem diabetes pode sim fazer musculação! Afinal você não precisa ser como um atleta profissional para se exercitar. O ideal e mais recomendado é aderir a prática de musculação como recurso para prevenção de diabetes, de acordo com a sua condição física.


Cuidados ao fazer musculação como recurso para prevenção de diabetes


Atenção, ao aderir a prática de musculação como recurso para prevenção de diabetes, é fundamental se atentar quanto a alguns cuidados para evitar uma hipoglicemia como: tanto antes de iniciar sua rotina de treinos, quanto depois de se exercitar, não deixar de fazer uma refeição ligeira, além de vigiar como está o seu nível de glicemia.
E tem mais: principalmente se você não estiver habituado (a) com a prática de atividades físicas, não abra mão de contar com o apoio de profissionais da área da saúde, para o caso de indicações específicas de medicação, entre outras orientações.


Como a musculação pode prevenir a diabetes


Se você fizer o controle da glicemia antes e depois da prática de musculação como recurso para prevenção de diabetes, vai se dar conta do quanto é perceptível as suas vantagens e benefícios. Com a prática de exercícios físicos como de musculação você estimula a produção de insulina no sangue, além de facilitar o transporte da mesma para as células.
Vá com calma, foco e determinação! Comece a fazer musculação como recurso para prevenção de diabetes com constância e regularidade. E acima de tudo, não desista! Respeite o seu ritmo, comece a se exercitar por menos tempo e vá aumentando gradualmente em consonância com os níveis de intensidade.


Vantagens da musculação como recurso para prevenção de diabetes


Além de ser um ótimo recurso para prevenção de diabetes, a prática de musculação e outros exercícios físicos, também nos proporciona várias outras vantagens para nossa saúde como: a diminuição da tensão arterial, ativação da circulação, fortalecimento dos músculos, emagrecimento, diminuição do colesterol, entre outras gorduras do sangue, melhora do humor, auto estima e autoconfiança, além de refletir em sua saúde cardiovascular e emocional.
Redes Sociais:   

Você pode gostar