Prática de musculação para o tratamento de hipertensos

Prática de musculação para o tratamento de hipertensos

Você já sabe da eficiência da prática de musculação para o tratamento de hipertensos? Esta doença é reconhecida quando hipertenso tem os vasos sanguíneos mais resistentes, o que exige esforço redobrado do coração para conseguir mandar o sangue para todos os tecidos do corpo.
O exercício com pesos, como a prática de musculação para o tratamento de hipertensos, com carga leve e moderada, leva à formação de novos capilares sanguíneos. Isso diminui a resistência periférica dos vasos e a sobrecarga ao coração! E ainda aumenta a oferta de nutrientes, hormônios e oxigênio aos tecidos. Sendo assim, se bem feita, a prática de musculação para o tratamento de hipertensos ajuda no controle da doença e diminui a pressão arterial em repouso.


O que é hipertensão? Causas e sintomas


Mas antes de focar na prática de musculação para o tratamento de hipertensos, vamos por partes. Você sabe o que é hipertensão? No dia 17 de maio é comemorado o Dia Mundial da Hipertensão, e de acordo com o Ministério da Saúde, essa é uma doença que afeta um a cada quatro adultos brasileiros!
A hipertensão, também conhecida como pressão alta, em grande parte, pode ser influenciada por fatores hereditários. Contudo, fatores externos, principalmente relacionados ao comportamento em conjunto com os hábitos alimentares, também contribuem para o agravamento dessa enfermidade. 
A prevenção e o controle da pressão alta deve ser levada a sério, tendo em vista que essa doença é um dos principais fatores de risco de derrame e infarto. Isso porque esta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis altos (14 por 9) da pressão sanguínea nas artérias.
A hipertensão arterial geralmente está associada ao excesso de peso, alterações de colesterol, diabetes e intolerância à glicose. Tontura e dores de cabeça são sintomas comuns que os hipertensos sentem. Além desses sintomas, há também a percepção da visão embaçada, dores no peito e zumbidos no ouvido.


Como tratar a hipertensão


Em vários casos a pessoa hipertensa não percebe que está com sintomas e se mantém em silêncio, por isso é fundamental estar sempre verificando com regularidade o nível da pressão. Para você que quer saber como tratar a hipertensão, saiba que o mais recomendado é fazer sempre o acompanhamento com profissionais da saúde.
O uso regular e correto de medicação é indispensável para o controle da pressão arterial dos hipertensos. Por isso, interromper ou se esquecer de tomar os remédios faz com que a pressão volte a subir, o que pode ser perigoso.


Hábitos alimentares e o controle da hipertensão


Hábitos alimentares saudáveis são significativos no tratamento da hipertensão. O consumo excessivo de sal, por exemplo, aumenta o risco dessa e outras doenças crônicas. Por este e vários outros motivos, evite ao máximo o consumo de alimentos ultraprocessados como salgadinhos, embutidos e enlatados que são cheios de sódio, que por sua vez contém muito sal, que deve ser evitado pelos hipertensos.
Uma alimentação saudável e balanceada, recheada de frutas, verduras e legumes, que sejam preferencialmente orgânicos, preparadas em casa, sem a adição de temperos industrializados, é capaz de controlar e prevenir o agravamento da hipertensão e também de outras doenças crônicas, por isso vale a pena aderir ao hábito de se alimentar bem, com alimentos ricos em fibras, cálcio, potássio e magnésio.
Além das frutas, verduras e legumes, os hipertensos também devem aumentar o consumo de alimentos lácteos com baixo teor de gordura, peixes, aves e oleaginosas, sem se esquecer de acrescentar também a sua dieta, os cereais integrais. O consumo de bebidas açucaradas e carnes processadas e vermelhas deve ser restrito.


Como a musculação ajuda no tratamento de hipertensos


Tendo em vista que a hipertensão está associada ao excesso de peso, o controle do mesmo através da prática de musculação para o tratamento de hipertensos ajuda muito. A realidade é que infelizmente a hipertensão não tem cura, mas é possível tratá-la e controlá-la, e a prática de exercícios físicos é um fator que pode ajudar muito.
Redes Sociais:   

Você pode gostar