Para que serve elevação lateral com halteres

Para que serve elevação lateral com halteres

A elevação lateral com halteres é um exercício ideal para o fortalecimento dos músculos dos ombros além de melhorar a postura do atleta. Ou seja, não é útil somente para deixar os músculos mais torneados, que servem para os exercícios que utilizam os ombros.

Praticar elevação lateral com halteres também é importante para melhorar a ação de empurrar e puxar objetos. Já que a prática de elevação lateral com halteres ajuda a manter a postura correta da porção torácica e cervical da coluna vertebral. O mais legal da elevação lateral com halteres, é que com apenas dois halteres, é possível trabalhar a musculatura dos deltóides de forma multifuncional, eficiente e isolada. No movimento, praticamente todo o trabalho para erguer o peso é feito pelos ombros, diferentemente do desenvolvimento de ombros, por exemplo, em que o tríceps auxilia o movimento.


A elevação lateral com halteres trabalham quais músculos?


A elevação lateral com halteres trabalham diferentes tipos de músculos simultaneamente como: deltóide anterior que é a frente dos ombros; o deltóide posterior que é a porção de trás dos ombros; o deltóide medial que é a parte de cima os ombros e o trapézio músculo infraespinhal.


Por que praticar elevação lateral com halteres nos treinos?


Muitas pessoas se perguntam o porquê de praticar elevação lateral com halteres nos treinos, e o motivo é simples: esse exercício colabora para uma boa postura e redução de dores musculares. Já que além do desenvolvimento dos deltóides, este exercício também assegura o posicionamento do ombro na linha média da cintura escapular. E isso é capaz de evitar desvios posturais relacionados à posição das escápulas e da coluna cervical, que tem como principais consequências dores no pescoço, além de desvios da coluna em cifose e lordose.

Melhor rendimento no treino de peito e costas Os ombros auxiliam os músculos dorsais em exercícios nos quais você tem de puxar uma carga (pulley frente, remada na máquina) e os músculos do peitoral em movimentos em que empurra o peso (flexão de braços, supino). Logo, fortalecer os deltóides contribui para um melhor rendimento no treino para essas outras partes do corpo.


Como fazer elevação lateral com halteres


Como fazer elevação lateral em pé, afaste os pés na largura do quadril; Mantenha uma postura ereta e olhe para frente; Faça um leve contração abdominal e mantenha braços posicionados ao lado do corpo com a palma das mãos voltadas para o corpo; Deixe os cotovelos relaxados; Eleve os braços lateralmente, sem flexioná-los, até que as mãos atinjam a altura dos ombros.


Erros comuns ao fazer elevação lateral com halteres


Alguns erros comuns ao fazer elevação lateral com halteres é inclinar o tronco à frente ou para trás. Realizar movimentos adicionais da coluna, também se enquadra entre os erros mais comuns. Elevar demais os braços, ou seja, muito acima da linha dos ombros e fazer movimentos rápidos, também são erros graves, que podem acarretar em resultados negativos.

O mais recomendado para evitar acidentes advindos de erros comuns ao fazer elevação lateral com halteres, é contar com a supervisão de um profissional da área, além de reduzir a carga quando necessário e fazer o movimento sentado, são táticas eficientes para reduzir o risco de se machucar. E por isso, não devem ser ignorados.


Como evoluir o exercício de elevação lateral


Para evoluir o exercício de elevação lateral o mais recomendado é contar com a realização de variações para deixar o exercício mais difícil. Para isso podem ser utilizados outros equipamentos como elásticos, ou realizar mudanças na postura Como fazer em pé em vez de sentado, ou mesmo em movimento, por exemplo. Enfim, quando o objetivo é fortalecer a musculatura dos ombros, a elevação lateral com halteres é uma ótima opção. No entanto, erros na realização do exercício podem causar lesões que chegam a imobilizar as articulações. Por isso, não se esqueça:

Certo: o movimento de elevação lateral com halteres pode ser feito aproximando um pouco os braços na diagonal e com as palmas das mãos direcionadas para dentro, diminuindo o contato entre as estruturas ósseas do ombro.

Errado: realizar a elevação lateral com halteres com os braços acima da linha dos ombros, causando atrito entre os ossos dessa região.

Redes Sociais:   

Você pode gostar