A musculação como recurso para melhoria da qualidade do sono

A musculação como recurso para melhoria da qualidade do sono

Você sabia que a musculação como recurso para melhoria da qualidade de sono, é uma estratégia bem saudável e eficiente? É sério! São vários os estudos comprovados que mostram que a musculação proporciona aumento na qualidade do sono e, claro, dias com muito mais disposição e produtividade.
Isso vale principalmente para quem treina durante o dia, já que o treino pouco antes da hora de dormir pode ter o efeito inverso. O fato é que a musculação  como recurso para melhoria da qualidade de sono, ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade que, junto com o cansaço físico, favorecem uma boa noite de sono, e te ajudam a pegar no sono mais facilmente.
Há, inclusive, estudos que mostram como a prática diária de exercícios pode ser uma das soluções para quem sofre de insônia ou outro tipo de dificuldade para dormir. Quer saber mais sobre a musculação como recurso para a melhoria da qualidade de sono? Então confira!


Por que fazer musculação para melhorar a qualidade do sono?


Poder desfrutar de um sono tranquilo e saudável, é um dos fatores fundamentais para que se tenha uma melhor qualidade de vida, com mais disposição, saúde, energia e produtividade. Por isso, é indispensável que tenhamos esse período de descanso vivido com qualidade.
Se você tem problemas de insônia, ansiedade ou outro tipo de dificuldade na hora de dormir e descansar, saiba que praticar musculação como recurso para melhora da qualidade de sono pode ser uma excelente alternativa, para acabar com este problema. Tendo em vista que a musculação auxilia em vários fatores relacionados à qualidade do sono, descanso e bem estar.


Como a musculação ajuda a melhorar a qualidade do sono


Tanto os treinos de musculação feitos no período da manhã, quanto no período da tarde, colaboram para melhorar a qualidade do sono e saúde das pessoas. Sendo assim, compreende-se que existe uma relação significativa entre a prática de musculação e uma boa qualidade de sono.
Além disso, você já deve saber que no geral, a musculação colabora para a melhoria de vários outros fatores que refletem em uma maior qualidade de vida. Tendo em vista, que com a prática de exercícios de musculação você consegue melhorar a sua qualidade de sono e ao dormir bem, consequentemente você terá muito mais disposição para enfrentar sua rotina de forma mais eficiente.


Como fazer musculação para melhorar a qualidade do sono


Para que a musculação colabore para melhorar a qualidade do sono, esta deve ser feita de forma adequada e correta. Por exemplo, a prática de exercícios de musculação mais intensos, tendem a produzir uma maior necessidade de descanso, onde consequentemente refletirá em uma melhor qualidade de sono, sendo assim uma grande aliada para combater a insônia.


Outros fatores que influenciam na qualidade do sono


Além da prática de exercícios de musculação para melhorar a qualidade do sono, outros fatores também podem influenciar, como por exemplo a alimentação. Uma dieta saudável e balanceada influencia diretamente na qualidade do sono. Isso porque, ingerir alimentos estimulantes e em momentos errados, com certeza tendem a prejudicar sua qualidade do sono em geral. Tendo isso em vista, atente-se e considere todas essas questões.


Curiosidade fitness: Os músculos crescem durante o sono?


Para encerrar o nosso post sobre a musculação como recurso para melhoria da qualidade do sono, lhe apresentamos a seguinte curiosidade: Os músculos crescem durante o sono?! O que você acha, é verdade ou mito? Pode acreditar que é verdade! Isso porque enquanto dormimos ocorre o processo de secreção de um hormônio do crescimento (GH), além de um aumento na síntese proteica do organismo.
Sendo assim, ao contrário do que muitas pessoas pensam, durante o período de sono, por mais que não pareça, ocorre sim, uma intensa atividade e movimentações cerebrais, tendo em vista que há uma espécie de paralisia muscular onde o estado da mente se encontra dissociativa. Acreditamos que depois de saber disso, você irá considerar a sua qualidade do sono como mais relevante. Esperamos ter ajudado!

Redes Sociais:   

Você pode gostar