Volte a carga bem devagar: como fazer exercícios com pesos

Volte a carga bem devagar: como fazer exercícios com pesos

Quer saber como fazer exercícios com pesos, de forma adequada e sem riscos de sofrer lesões? Então você está no lugar certo, pois nós da Fundição Unibrás, que somos especialistas em fabricação de produtos de ferro fundido para fitness, ideais para a prática de exercícios físicos, podemos te ajudar com dicas infalíveis, capazes de te ajudar a saber como fazer exercícios com pesos, com garantia de segurança e eficiência durante todo o processo, confira:


Volte a carga bem devagar


Se você quer realmente saber como fazer exercícios com pesos, saiba que durante o treino, quando for erguer o peso, o ideal é que se faça o referido movimento com o máximo de intensidade, até chegar ao limite e em seguida voltar à posição original, devagar.
Isso porque, no percurso de retorno à posição de repouso dos músculos, naturalmente, as fibras musculares sofrem microlesões, fazendo com que a recuperação leve ao aumento dos músculos. E é importante ressaltar que este processo torna o seu treino mais eficiente.


Quantidade nem sempre é sinônimo de qualidade


Ao buscar como fazer exercícios com pesos, com segurança e eficiência, para a obtenção de melhores resultados, é preciso ter em mente que quantidade nem sempre é sinônimo de qualidade. Para que você compreenda com maior clareza, na maioria das vezes, para o alcance de melhores resultados, e que estes sejam mais significativos, é melhor que você execute os exercícios com pesos em um menor número de séries e apostar em uma maior quantidade de peso. 


Cuidado com a Síndrome de Overtraining


É preciso ter em mente que um treino bem feito vai muito além da quantidade de peso levantado. Por isso é importante atentar-se quanto a forma como você está treinando! Por exemplo, você já ouviu falar da síndrome de overtraining, que consiste nos efeitos negativos do excesso de treino para a saúde.
Essa síndrome é capaz de prejudicar a sua saúde física e mental. E pode ser conceituada como uma forma equivocada de superar os limites do seu corpo de forma negativa, complicando assim a saúde e o bom funcionamento do organismo. Se não for tratada, a síndrome de overtraining pode causar consequências que vão desde a problemas nas articulações e nos músculos, até disfunções no sistema imunológico e psicológico.


Como fazer exercícios com pesos, com saúde


Se você quer saber como fazer exercícios com pesos de forma saudável e eficiente, tenha sempre em mente que a sua saúde é prioridade. Então não adianta se submeter física e mentalmente a situações que demandam medidas drásticas, para forçar a suposta obtenção de melhores resultados.
Atenção: tudo em excesso faz mal, inclusive a prática de exercícios físicos! Dessa forma, o ideal é que você se exercite sim, mas respeitando os limites do seu corpo. O mais recomendado é que você possa contar com apoio e orientação de especialistas da área da saúde, como profissionais da área de educação física e nutrição, tendo em vista que os hábitos alimentares colaboram e refletem diretamente no condicionamento físico.


Dicas de como fazer exercícios com pesos


Ao iniciar a prática de exercícios com pesos, fuja das comparações, respeite o seu tempo e considere os seus limites. Assim como você irá reservar um tempo em sua rotina para treinar, não se esqueça de reservar também o tempo para seus momentos de descanso e lazer. Ou seja, nada de exageros, cuide-se!
Seguindo estas dicas de como fazer exercícios físicos com pesos, você vai ver que com o tempo, os resultados serão perceptíveis e significativos em sua vida, o que com certeza lhe proporcionará mais qualidade e bem estar, consigo mesmo e com as demais pessoas à sua volta.
Aqui na Fundição Unibrás você encontra uma linha completa de pesos de ferro fundido ideais para a prática de exercícios físicos: como anilhas, halteres, bola de arremesso, luvinhas de ferro, clubbells, dumbells, kettlebells e tijolinhos, de variados modelos e opções de cores, então não deixe de conferir e investir nos que melhor atendem às suas necessidades.
Redes Sociais:   

Você pode gostar