Funcional

Funcional

Treino Funcional: Para que serve?


Está sentindo muitas dores nas costas, nas pernas e lombar? Não consegue permanecer com a postura ereta e na mesma posição por muito tempo sem sentir incômodo? Então você precisa conhecer e praticar uma modalidade de treino conhecida como funcional.

O treinamento funcional consiste em um método de se exercitar muito mais dinâmico que os treinos convencionais da academia, pois mescla diferentes capacidades físicas simultaneamente em um único exercício.

No funcional é característico usar muito o peso do próprio corpo do atleta, com ênfase no trabalho de vários músculos do corpo. Treinos funcionais trabalham a força muscular, a flexibilidade, a respiração, o equilíbrio e também a coordenação motora, por meio de combinações de exercícios lentos e também mais rápidos e intensos.

Ao contrário dos treinos comuns com aparelhos, para realizar um treino funcional você não precisa de tantos acessórios, porém os exercícios são de uma complexidade bem maior.


Benefícios do treino funcional


Praticar treinos funcionais colabora para você que visa uma maior tonificação muscular com saúde e eficiência. Os exercícios feitos em um treino funcional faz com que o organismo gaste muito mais energia, além de melhorar a postura do atleta, amenizando dores musculares.

Estudos mostram que um dos principais causadores de dores nas costas e na lombar, está relacionado à falta de força e preparação para sustentar a região central e superior do corpo. As estratégias do treinamento funcional atuam diretamente nesta área do corpo, colaborando para uma melhor estabilidade e força para o seu corpo.


Funcional: Trabalho Múltiplo


Um exemplo de exercício feito em um treino funcional é o famoso agachamento feito com halteres, tendo em vista que nesta atividade física o atleta trabalha braços, pernas e abdômen, todos de uma vez só.

Assim como diz Yoshida: “Não fique só no treino, divirta-se e tenha mais prazer em suas práticas esportivas, assim não haverá desânimo ou desculpas para não se exercitar”. No funcional você desfruta de um treino diversificado e bem dinâmico, o que com certeza faz toda a diferença!


Redes Sociais:   

Você pode gostar